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Os banhos de floresta têm benefícios comprovados para nossa saúde física e mental. Eles nos convidam a reavaliar nossa relação com o ambiente que nos cerca.

 

Você já ouviu falar da técnica japonesa chamada shinrin-yoku, ou banho de floresta?

O termo começou a ser desenvolvido e estudado a partir da década de 1980 no Japão, e concluiu que os seres humanos melhoram seu estado de saúde física e mental depois de um passeio imerso por uma floresta.

O Brasil é um dos países cuja população têm os maiores índices de excesso de estresse e ansiedade – nossa população também está concentrada em áreas urbanas, onde a natureza está praticamente extinta, com exceção dos parques.

Os banhos de floresta podem ser muito benéficos – o  ideal é que eles sejam praticados com uma certa atitude meditativa, sem celulares ou forma de dispersão. Focar no momento presente, nas texturas, sons, cheiros da floresta, inspirá-los profundamente enquanto caminhamos, é o que faz a experiência do banho.

Os efeitos da sua prática foram comprovados cientificamente. O médico Yoshifumi Miyazaki, da Universidade de Chiba (Japão) junto de outros pesquisadores demonstraram:

 

Quais os benefícios do banho de floresta?

  • Redução da concentração de cortisol (redução do estresse);
  • Redução da atividade nervosa simpática (redução do estresse);
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Diminuição do ritmo cardíaco;
  • Benefícios para o sistema respiratório;
  • Melhora do sistema imune;
  • Melhora da performance mental e da criatividade;
  • Melhora de humor;

 

A prática já foi adotada em alguns países e aponta para algo fundamental: estamos conectados à natureza de maneira mais profunda do que geralmente pensamos. Não é possível termos saúde isolados da natureza, já que somos natureza; não é possível que a natureza esteja adoecida e isso não afete diretamente nossa saúde.

Os banhos de floresta nos convidam a um processo de reconexão, cura e de estabelecimento de uma relação de “reciprocidade” com a natureza. É com esse convite que gostaríamos de comemorar o dia de hoje, dia da natureza.

 

Referências

Science Agrees: Nature is Good for You.
Disponível em: https://www.natureandforesttherapy.earth/about/the-science

The physiological effects of Shinrin-yoku (taking in the forest atmosphere or forest bathing): evidence from field experiments in 24 forests across Japan.
Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2793346/

Introduction to Forest Therapy and Shinrin-yoku.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=mxLbmMwlI4U