Você sabia que a Síndrome de Burn Out é mais comum entre as mulheres do que entre homens?
Enquanto eu ouvia em Harvard as aulas sobre Burn Out em profissionais da saúde, não deixava de pensar em como o empreendedorismo é também tão exigente em sua própria maneira.
Empreender é um caminho cheio de propósito e recompensas, mas nem por isso ele é fácil. É preciso se desdobrar em muitas; focar no momento presente sem tirar o olhar do futuro; ser analítica e apaixonada ao mesmo tempo; abrir mão de muita coisa, ao mesmo tempo que tentamos abraçar o mundo.
E empreender sendo mulher também teve seus próprios desafios.
Muitas vezes é exigido de nós mulheres que desempenhemos diversas funções sociais. E embora o mundo acolha cada vez mais as iniciativas femininas, posso dizer da minha experiência como empreendedora que muitas vezes temos que dar passos a mais, para provar para os outros, e até para nós vezes.
Mesmo sendo o propósito do meu empreendimento construir uma rede de promoção de saúde, houve momentos em que tive que lembrar a mim mesma a importância de cuidar de mim. E isso só foi possível graças à minha rede de apoio, tanto profissional, como pessoal (como se houvesse uma separação clara entre elas).
Empreender, mesmo em equipe, muitas vezes é solitário. Mesmo assim lembre-se das pessoas com quem você sempre pode contar, inclusive, você mesma.