fbpx
Telefone: (11) 3536-2478 - (11) 99409-7274 contato@auraclara.com.br
Para muita gente, a chegada do frio vem acompanhada de dores no corpo, especialmente nas articulações. E como isso se explica? É possível tratar esses desconfortos?

Já conheceu alguém – ou talvez você seja assim – que sabe que o “tempo vai virar” um pouco antes da temperatura cair, a partir de alguma dor no corpo?

Pode parecer estranho, mas isso tem sua razão de ser. As dores de inverno podem vir por diferentes motivos. Um deles é bastante simples: quando ficamos com frio, a reação natural do nosso corpo é se encolher, mesmo sem que percebamos. Com os músculos tensionados, especialmente por longos períodos, começamos a sentir dores. Similares às tensões nos ombros e no pescoço que sentimos quando passamos muito tempo tensos e sentados, sabe? 

Aí, passamos a sentir dores nos músculos – uma maneira ótima de reduzir essas dores é com uma massagem. Melhor ainda que isso, é se manter aquecido, para evitar essas tensões musculares.

Além disso, com o frio, a circulação no corpo diminui para poder manter nossa temperatura, o que faz com que o líquido sinovial, que atua como um lubrificante de nossas articulações, diminua em nosso corpo. Assim, as articulações se enrijecem e sentimos mais dor. É comum também que, nas estações mais frias, pratiquemos menos exercícios físicos e alongamentos, que são ótimos para ativar nossa circulação e aquecer o nosso corpo. Um combo perfeito para ficarmos mais doloridos nos joelhos, nas mãos, nos pés e nas articulações no geral.

E falando em articulação, esse é o motivo pelo qual quem tem artrite ou sensibilidades nas articulações sente a chegada do inverno no próprio corpo. A artrose, por exemplo, é uma doença que não tem cura e que causa dores bastante incômodas. Uma maneira de cuidar dessas dores é através da acupuntura.

A acupuntura é uma técnica milenar, que tem baixíssima incidência de efeitos colaterais, e pode ser um grande aliado para tratamentos de dores, especialmente as crônicas. Ela já é um tratamento eficaz usado em artrites e artroses, entre muitos outros. Outra maneira de aliviar dores localizadas é aquecê-las, com uma bolsa de água quente, por exemplo. O calor é um grande aliado contra as dores no inverno.

 

Referências:

Evidence of efficacy of acupuncture in the management of low back pain: a systematic review and meta-analysis of randomised placebo- or sham-controlled trials – Disponível em < https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1136/acupmed-2017-011445 >

O frio e as dores nas articulações – Disponível em < https://sbot-df.org.br/artigo/o-frio-e-as-dores-nas-articulacoes

Líquido sinovial – Disponível em < https://www.infoescola.com/anatomia-humana/liquido-sinovial/ >