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Gratidão!! É muito mais do que uma hashtag popular, é um dos principais gatilhos da felicidade. E isso é ciência!

Robert Emmons, PhD em Psicologia da Personalidade e autor do livro “Agradeça e seja feliz”, passou décadas estudando os efeitos da gratidão em nossas vidas.

E dentre dezenas de benefícios, destacou:

  1. fortalecimento do sistema imunológico;
  2. redução da depressão e do estresse;
  3. maior entusiasmo, energia, otimismo e felicidade;
  4. qualidade de sono superior;
  5. despertar mais agradável e com maior disposição;
  6. diminuição da pressão arterial;
  7. vida social mais ativa e prazerosa;
  8. menor apego a emoções tóxicas, como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja;
  9. menos queixas de dores e mal estar;
  10. redução significativa nas sensações de isolamento, inadequação e solidão.

Importante lembrarmos que nós, humanos, temos o viés da negatividade, ou seja, o nosso piloto automático nos conduz a focar mais nos acontecimentos negativos. Está em nossas mãos, porém, ensinar o nosso cérebro a também apreender as boas coisas da vida.

A felicidade também funciona como um músculo, quanto mais praticamos, mais felizes nos sentimos e a prática da gratidão é um exercício fundamental para o enrijecimento desta musculatura.

O processo é mais ou menos assim

  1. Algo de bom nos ocorre.
  2. Percebemos, reconhecemos e expressamos gratidão
  3. O cérebro responde, com a elevação da dopamina
  4. A sensação de prazer nos inunda, nos deixando mais dispostos, otimistas
  5. As pessoas a nosso redor que se contagiam por essa vibração, otimismo e bom humor, nos retribuem retro alimentando este ciclo de felicidade

E essa prática, com o tempo, se torna um hábito. E o hábito, que promove mudanças em nosso cérebro, fará com que você, sem esforço, comece a prestar mais atenção em cada detalhe bom da vida e agradecer por todos eles.

Você ainda está desconfiando ou desconfiada de que isso é possível, desafio você agora a um teste muito simples:

Dê um pause na leitura desse texto e envie um whatsapp pra alguém que fez a diferença pra você nas ultimas semanas. Se quiser e achar que vai ficar muito esquisito, fala a real, diga que é um exercício de um programa que está participando.

Você não vai demorar 2 minutos para enviar essa mensagem e depois que enviá-la repare em você, como você se sente. O mais incrível seria alguém fotografa-lo ou filma-lo enquanto envia a mensagem, porque o nosso corpo sorri enquanto estamos agradecendo. Nossa postura, nossa face, tudo muda!

Mandou?

Agora aprenda mais essa prática.

Para a gratidão se tornar um hábito, a psicologia positiva nos recomenda escolher um horário do dia, de preferência ao final dele para agradecer a três coisas que nos aconteceram recentemente. É bacana fazer disso um ritual em família, como pensar em usar um pote da gratidão para cada um colocar os seus três agradecimentos e ao final do mês vocês se reunirem e escolherem alguns para se recordar.

O mais importante é você se comprometer por no mínimo 21 dias a agradecer todos os fins da tarde por só três coisas boas que lhe aconteceram. Você vai ter vontade de desistir, mas resista, porque quando essa prática se tornar um hábito você não terá mais esforço e estará muito mais feliz!

Marina Amaral, life & wellness coach