Saiba reconhecer se você foi afetado pelo excesso de informações
Esse mês, faz um ano desde a chegada oficial da pandemia de coronavírus no Brasil. Quanto mudou, não? Com o isolamento e o medo em relação ao novo vírus, um fenômeno que afetou diretamente a saúde mental das pessoas, estamos falando do aumento no consumo de informações. A OMS – Organização Mundial de Saúde chamou de Infodemia – uma epidemia de informações! Esse processo de superabundância de notícias, em que informações falsas e verdadeiras se misturam e aumentam nosso nível de estresse e incerteza.
O problema desse fenômeno é que ele tem interferido direta e negativamente na saúde mental de muita gente. Desordens do humor, aumento da irritabilidade, distúrbios de sono, queda de produtividade escolar/laboral, dificuldades de aprendizagem e aumento dos níveis de estresse são alguns dos sintomas dessa Infoxicação. O termo cunhado por Alfons Cornellá se refere a uma forma de intoxicação por excesso de informações!
Você é dessas pessoas que buscam por notícias várias vezes por dia, no celular ou na TV? Se identificou com algum desses sintomas que descrevemos e desconfia que pode estar comprometendo sua saúde por conta das notícias?
Vamos tentar te ajudar a lidar um pouco melhor com isso!
É quase impossível estabelecer uma métrica geral de quantas vezes é aconselhável se informar durante uma semana. Vamos dar algumas dicas para te ajudar a dar os primeiros passos:
5 Dicas fundamentais para lidar com a Infoxicação:
- Estabeleça um horário fixo na para ver as notícias – o que acha de pela manhã, depois do café da manhã?;
- Escolha alguns veículos confiáveis para se informar, para evitar perder sua energia com fake news;
- Desative notificações do celular que ache desnecessárias;
- Tente manter uma rotina e crie momentos “livres de celular”, como o momento de uma caminhada;
- Tente observar como seu humor e corpo se afetam com algumas notícias e horas de telas para detectar possíveis “gatilhos”e padrões;
Mudar alguns hábitos pode parecer difícil no início, mas se insistimos por algumas semanas podemos alcançar os resultados que desejamos! Seja gentil com você e lembre-se que isso é para seu bem-estar!
Na próxima semana, vamos lançar um desafio para te ajudar a lidar na prática com o consumo excessivo de informações e a fazer o chamado detox digital. Juntos ficamos mais motivados, né? Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais e conte para o Instituto como está sendo o desafio de mudar o consumo de informações!
Indicação de filme: Explicando… Coronavírus (2020) Netflix.