fbpx
Telefone: (11) 3536-2478 - (11) 99409-7274 contato@auraclara.com.br

Na Medicina Chinesa, um sono normal está refletido na própria palavra usada: “an mien”, que significa sono pacífico.

O sono é o momento de quietude, e todos queremos que esse seja um momento de descanso para o corpo e para a mente. Para muitos de nós, porém, isso se tornou difícil, ou praticamente impossível.

Quanto tempo precisamos dormir?

A necessidade de sono varia conforme a idade. Um bebê recém-nascido pode chegar a 18 horas de sono por dia, já uma criança de cinco anos dorme cerca de 12 horas por dia. A quantidade vai diminuindo, e nos adolescentes fica em 9 ou 10 horas de sono.

A Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos determina que, para um adulto, o ideal são 7 a 9 horas de sono, o que beneficia a memória, a capacidade cognitiva, por exemplo para resolver problemas, e diminui o risco de acidentes.


Os Distúrbios do Sono

Os distúrbios do sono reconhecidos pela Medicina Chinesa são diversos: insônia, sonolência excessiva, sonambulismo, pesadelos, enurese, entre outros.

Dentre eles, a insônia é um dos grandes motivos de procura pela acupuntura por pessoas de todas as idades, de crianças até idosos.

O Sono & A Criança

Uma criança que não dorme bem poderá ter problemas com seu desenvolvimento.

Se uma criança não dorme pelo tempo necessário, isso diminui seu qi, podendo gerar cansaço, indisposição e dificuldade para combater infecções. A longo prazo, isso gera uma deficiência dos rins (shen).

Por outro lado, dormir excessivamente também poderá ser prejudicial, e a criança desenvolverá distúrbios relacionados ao baço (pi) e à capacidade de digerir e aproveitar bem os nutrientes dos alimentos.

O Sono & O Idoso

No idoso, além da insônia, outros distúrbios comuns do sono são a apneia do sono e a noctúria, na qual a pessoa tem necessidade de levantar frequentemente durante a noite para urinar.

Na Medicina Chinesa, a apneia do sono envolve deficiências do baço (pi) e dos rins (shen), com formação de mucosidade, e o tratamento deverá estar associado a mudanças de alimentação e de estilo de vida.

Já a noctúria, sintoma que é comum a diferentes doenças, envolve uma condição de deficiência do qi ou do yang do rim (shen). Isso torna-se mais frequente conforme a idade aumenta, mas pode ocorrer também em pessoas mais jovens, ou nas que têm deficiências congênitas de órgãos internos (zang-fu).

Fontes:
Loo M. Pediatric acupuncture. Churchill Livingstone; 2002.
Montakab H. Acupuncture for Insomnia. Thieme Medical Publishers Incorporated.; 2012.
Walker M. Why we sleep: Unlocking the power of sleep and dreams. Simon and Schuster; 2017 Oct 3.

WhatsApp
Olá, tudo bem?
Ficou interessado em alguns dos nossos produtos?
Fale conosco através do WhatsApp.